Das mais antigas e enigmáticas Quintas do Douro, a Quinta de Ventozelo é mais do que um lugar cheio de História. É um santuário natural que oferece uma experiência única em todos os sentidos. No passado as suas terras foram cultivada pelos Monges de Cister, com registos já desde 1288. Mas é em 1500 que os Fidalgos da Quinta do Poço a adquiriram e a fundaram como Quinta. Ao longo dos anos, diferentes mãos foram moldando estas terras. Passaram da cultura cerealífera à vinha, mantendo as hortícolas e a extensa mata mediterrânica que cobre as suas encostas.

Situada na margem esquerda do Douro, ao chegar a Ervedosa, a Quinta de Ventozelo é das mais bonitas e impressionantes da região. Este vasto anfiteatro sobre o rio são “as portas do silêncio do Douro”, onde o tempo parece correr mais devagar. A tranquilidade e a ligação plena à Natureza são o valor intangível principal desta Quinta.

As condições excecionais de solo e clima de Ventozelo propiciam uma vitivinicultura de excelência. De entre todas as espécies e culturas que aqui coabitam, esta é a que predomina. Os cerca de 200 hectares, com mais de um milhão de videiras plantadas, estendem-se desde a margem do Douro, a cerca de 130 metros, até ao alto da quinta, acima dos 500 metros, onde as uvas atingem notável frescura. O objetivo da equipa técnica é potenciar a diferenciação e a excelência desta terra, a partir da sua diversidade de altitudes, exposições, idade das vinhas, densidade de plantação, variedade de castas e sistemas de condução. Compreender esta complexidade e adaptar as melhores práticas vitícolas para obter vinhos únicos, é um desafio aliciante. Cada vinho de Ventozelo preserva a essência deste lugar, sempre com a elegância e equilíbrio dos grandes vinhos do Douro.

 

Em 2014 esta Quinta passa a pertencer à Gran Cruz Porto, a maior empresa exportadora de Vinho do Porto a nível mundial, que já vinificava as suas uvas desde 2011. Num envolvimento total com este lugar e o seu terroir, todo o trabalho desenvolvido pelo grupo tem como principal foco privilegiar e preservar a sua simplicidade e autenticidade. O desafio a que se propõe passa por afirmar o prestígio e notoriedade da marca Ventozelo, fugindo à rotina e explorando novos caminhos que cruzam tradição e modernidade.

Vinhos Quinta de Ventozelo

Espirituoso |
25,00 
Rosé | 2017
12,00 
Tinto | 2016
13,00 
Tinto | 2015
14,50 
Tinto | 2016
6,99 
Branco | 2016
12,00 
Tinto | 2014
45,00